sábado, 7 de setembro de 2013

Primeira Guerra Mundial


Como vimos anteriormente, a Primeira Guerra Mundial teve seu início devido à um conjunto de fatores.
Esta guerra foi dividida em três fases:
A primeira fase foi a guerra de movimento que durou quatro meses e foi um movimento das tropas. Os alemães marcharam para Bélgica e conseguiu chegar perto de Paris, mas antes de chegarem, foram surpreendidos por tropas Inglesas e Francesas, que conseguiram conter este avanço. Assim a guerra na frente ocidental estabilizou-se. Já na parte oriental a Alemanha se deparou com a Rússia.
A segunda fase foi a guerra de trincheiras, onde as tropas esperavam vencer o inimigo devido ao desgaste e procuravam posicionar as trincheiras. Nesta fase, foram usadas novas armas como metralhadoras, lança-chamas, tanques entre outras.
Em 1915 a Itália trai a Alemanha e entra na Tríplice Entente. Nesta época, alguns países como a Bulgária se aliaram também à França e à Grã-Bretanha. Com essas adesões ao inimigo, a Alemanha passa a bombardear qualquer submarino ou navio visto em território inimigo, porém acaba que um dos navios bombardeados foi dos EUA, e com isso os norte-americanos entram na guerra. Muitos dizem que essa foi apenas uma desculpa para os EUA se engajarem na guerra.
Em 1917, a Rússia assina um tratado de paz com a Alemanha devido à suas derrotas consecutivas.
Logo após a retirada dos russos da guerra, em 1918, a Alemanha vira todas as suas tropas para a parte ocidental e lança uma forte ofensiva contra os seus inimigos, inicia-se assim, a terceira fase da guerra. A tríplice Entente, sendo atacada em seus principais países, começam a reagir fortemente e, após anular a ofensiva inimiga, procurou invadir a Alemanha, porém antes que isso pudesse acontecer, uma revolta popular na Alemanha faz com que o atual imperador renunciasse, assim, em novembro de 1918, a Alemanha proclama a república e se rende, dando fim à guerra.
Com a derrota alemã, os vencedores impuserem um acordo humilhante à Alemanha, conhecido como tratado de Versalhes. Este acordo obrigava a Alemanha a devolver a região conquistada da França na Guerra Franco-Prussiana; entregar suas colônias ultramarina; pagar aos adversários uma abusiva indenização. Este tratado foi muito importante para a ascensão de Hitler e pela segunda guerra mundial.

 Imagem retirada de: www.brasilescola.com


Link da postagem sobre o começo da Guerra: http://historianatualidade.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-09-07T13:38:00-07:00&max-results=1







2 comentários:

Deixe seu comentário e/ou pedido para a realização de um resumo