sábado, 7 de setembro de 2013

O imperialismo na Primeira Guerra Mundial


                A primeira guerra mundial teve suas origens no imperialismo. O  imperialismo começou logo depois da segunda revolução industrial, com inovações tecnológicas e com a aceleração industrial, o capitalismo começou a se desenvolver rapidamente. As potências capitalistas, que na época eram os EUA, a Inglaterra, a França e o Japão começaram a disputar áreas de influência na Ásia, na África e em outros lugares para poderem ter lugares onde tivesse mercado produtor e mercado consumidor, lugares onde investir seus capitais e as riquezas predominantes naquelas regiões. Os europeus, como uma forma de justificar o imperialismo, criou várias teorias racistas como que a raça branca era uma raça superior e por isso era dever deles levar os costumes e os bons modos às civilizações subdesenvolvidas.
                  Essa corrida imperialista gerou rivalidades entre potências, inclusive as europeias. Dentro da Europa, já havia rivalidades antigas como a de Alemanha e Grã-Bretanha devido à política expansionista adotada pela Alemanha após sua unificação. Essa rivalidade começou quando a Alemanha começou a exigir uma parte maior das regiões buscadas pela corrida imperialista, porém a Inglaterra negou essa exigência. Ainda por cima a Alemanha tinha outra rival: a França que perdeu um importante território após a guerra Franco-prussiana, assim a Grã-Bretanha cria a Entente Cordiale que mais tarde, com a entrada da Rússia passa a se chamar tríplice Entente. Diante disso , a Alemanha, a Itália e o império Austro –Húngaro criam a Tríplice Aliança. Com isso a tensão aumenta.


                Porém esses não eram o único problema, a Sérvia era inimiga do Império Austro-Húngaro pois este último possuía áreas povoadas por servos, com isso a Sérvia busca a ajuda dos russos.
                Antes da Primeira Guerra Mundial, a Europa presenciou um período de paz, porém com as rivalidades e com a paz armada, que foi uma corrida armamentista. Com esses fatores todos os países já esperavam uma guerra e, com o assassinato do príncipe do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando em 1914, a Áustria declara guerra à Sérvia, dando-se início, assim, à Primeira Guerra.





Imagens retiradas de: www.vitoradrianohistory.blogspot.com.br /www.pt.wikipedia.org
Fontes: Livro História Sociedade e Cidadania 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e/ou pedido para a realização de um resumo